sábado, 17 de janeiro de 2009

Em busca da iluminação espiritual



"Muitas vezes, a busca espiritual é uma fuga ao horror do dia-a-dia. Eu próprio sonhei durante vinte anos com a iluminação. Havia alturas em que não pensava noutra coisa e tudo o que eu desejava era ficar iluminado. Uma vez, estive durante semanas em cima dum tractor enorme a cultivar um campo infindável. Não via nem o nascer nem o pôr-do-sol, mas o pensamento da iluminação cruzava constantemente o meu cérebro. Fervilhava no meu sangue e devorava todo o resto.

No espaço de alguns anos, este pensamento irrompia sempre com a mesma intensidade... e punha-me completamente maluco. Eu meditava diariamente, às vezes durante horas, até que um dia os olhos se me abriram durante uma meditação no memorial de Osho em Poona e não fui capaz de mais os fechar. Tive de rir de tal maneira, que quase me afastaram do local mais silencioso do mundo. O mais divertido nesta escapada, foi que de repente se tornou claro para mim como durante anos sempre quisera ser outra coisa do que era. Tinha cavalgado em direcção ao horizonte como um cavalo com a cenoura espiritual à frente do nariz e nunca a tinha atingido. Foram precisos dois anos para que conseguisse voltar a fechar os olhos numa meditação, sem desatar a rir.

Como tudo na vida, a sede de iluminação espiritual, tem dois lados, um escuro e um claro.

O aspecto escuro

Quando analisamos à lupa essa loucura da iluminação, temos de constatar que a busca espiritual pode ter razões secretas bem pouco espirituais. A necessidade de iluminação é o maior ataque egóico todos, porque agora é o ego que se quer exilar a si mesmo! Nada é suficientemente bom para ti! Nada é suficientemente bom para ti, és melhor do que Deus e o mundo, e anseias o divino. "Quero-o agora!"

O desejo de libertação também pode ter outras razões. Talvez não gostes de ti tal como és e queiras ser outra pessoa. Talvez queiras ser melhor que os outros, as pessoas "não espirituais". Talvez queiras finalmente ser amado pelos outros e penses não ser digno de ser amado, assim como és. Talvez também não tenhas vontade de trabalhar e de viver como uma pessoa "normal" num mundo normal. "Quando for iluminado, studo será diferente..."

Escrevem-me frequentemente pessoas que dizem "Quero ir até à luz", "Quero ir até Deus", "Quero ser iluminado". Primeiro, pergunto-lhes o que éassim tão escuro, tão pouco divino e tão pouco iluminado na vida delas, que queiram fugir disso ou apagá-lo. Já o referi há pouco. Olhando para o oposto do que desejas, chegas ao que realmente importa. Onde mais dói é onde há algo a ser trabalhado.

O aspecto claro

Mas também é verdsde que a sede de iluminação dá a quem busca uma força motora enorme, que o leva a caminhar com a chama da consciência por todos os recantos escuros do seu ser. O desejo ardente de finalmente seres tu mesmo pod envolver-te de tal maneira, que a tua energia concentrada se vira para ti próprio, pelo menos durante alguns anos. Esta intensidade permite-te largar essa parvoíce toda no seu auge de uma só vez. Portanto, a busca é importante, porque apenas alguém que procurou pode desistir da procura. A água do chá já está a ferver em casa."

Frank Arjava Petter in "Ser Feliz"

Prev: Previsões
Next: Meditações guiadas para Senseis de Reiki

Fonte: Oficina Natural

Nenhum comentário:

Artilharia Digital não deixe de participar!

SBB