sábado, 3 de janeiro de 2009

Por que não acreditamos em vida inteligente extraterrrestre

No início acreditávamos que a Terra era o centro do Universo, com o Sol e as estrelas
girando em torno dela, era óbvio, bastava olhar para o céu e, afinal, nós somos o ápice da evolução, criados a imagem e semelhança de Deus e o planeta destinado a nos abrigar deveria ser o centro de tudo.Mas na verdade era a Terra que girava em torno do Sol e o giro das estrelas em torno de nós era uma ilusão de ótica.
Depois passamos a acreditar que o Sol era o centro do Universo, já que aquecia o planeta que era o lar para os filhos de Deus. Isto até descobrirmos que o Sol é uma estrelinha ordinária (ordinária no sentido de comum, sem atrativos, pouco interessante), perdida ma vastidão galáctica.
Depois quando, no início do séc. XX, foi descoberto que a Via Láctea não era a única galáxia do Universo e, quase ao mesmo tempo, que elas estavam se afastando a grande velocidade da nossa querida galáxia, chegou-se a conclusão que ela era o centro do Universo. Nada mais lógico afinal, ela abriga o Sol que aquece a Terra que e o lar para os filhos de Deus. Também era ilusão de ótica, as galáxias estão se afastando umas das outras e não se afastando de nós, dando a impressão, para os diferentes observadores em diferentes galáxias que a deles é o centro.
Também já acreditamos que o Sol era a única, ou uma das duas únicas, estrela a possuir planetas girando a sua volta, visto que os sistemas planetários era formado quando duas estrelas passam raspando uma na outra, arrancando máteria estelar que depois se condensarão em planetas, e como tais esbarrões são raros ou impossíveis, nosso sistema solar foi obra de um acaso fortuito ou da intervenção divina. Hoje acreditamos que os planetas são criados por um processo natural durante a formação das estrelas, acaso fortuito é uma estrela não ter planeta girando ao seu redor (a palavra "uma" está destacada para ressaltar que a estrela não pode faser parte de sistemas binários, trinários, etc.).
Hoje o que nos resta é acreditar que não existe vida inteligente fora do planeta Terra (alguns acreditam que não existe vida inteligente nem na Terra), já que, cada vez mais se tem noção de que a vida deve ser mais comum do que se pensa.
No dia em que descobrirmos que a vida inteligente tendo como morada outros mundos, girando em torno de outros sois, nós deixaremos de ser o ápice da evolução, deixaremos de ter a imagem e semelhança de deus (deus minúsculo mesmo, pois ele deixará de ser importante). Vai ser uma barra, haja Prozac.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Viagem interior

–Buscamos a paz incasávelmente, nos objetos, nos lugares, nas pessoas. Esquecemos que essa paz pode ser encontrada em nós!
REFLEXÃO DO monge Hitech

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Verdade


Poema de: Carlos Drummond de Andrade © Graña Drummond

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Pintura de Samuka de Sousa

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Hino à bondade de Deus


SALMOS 103.1-13
De Davi.


Ó SENHOR Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças! Que todo o meu ser louve o SENHOR, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! O SENHOR perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia. O SENHOR Deus julga a favor dos oprimidos e garante os seus direitos. Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos. O SENHOR é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre. O SENHOR não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor po r aqueles que o temem. Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem.

Artilharia Digital não deixe de participar!

SBB