sábado, 13 de dezembro de 2008

Pedir a bênção de Deus


13/12/2008
Pedir a bênção de Deus

ZACARIAS 8.20-23
O SENHOR Todo-Poderoso diz: - Vai chegar o dia em que moradores de muitas cidades virão até Jerusalém. Os moradores de uma cidade dirão aos de outra cidade: "Nós vamos adorar o SENHOR Todo-Poderoso e pedir que ele nos abençoe!" E os outros responderão: "Pois nós vamos com vocês!" Muitos povos e nações poderosas virão a Jerusalém para adorar o SENHOR Todo-Poderoso e pedirem que ele os abençoe. Naqueles dias, dez estrangeiros irão agarrar um judeu para lhe dizer: "Nós queremos seguir a sua religião, pois ouvimos dizer que Deus está com vocês."

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Pensamento do dia

Não sou sábio, nem pensador. Adimiro os grandes seres pensantes do planeta, do passado e do presente, eu deixo a trarefa de profundidade mental pra eles. O meu objetivo é apenas exercitar a minha massa cinzenta e se alguém quizer colaborar com pensamentos e crônicas, sejam bem vindos.


O Monge Hitech

Uma Linda Metáfora

Cantos y Monasterios

O Cavaleiro Monge – Mariza



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O PENSAMENTO

Escutei o seguinte diálogo entre meu filho e seu pai.

- Como é que eu consigo ver pensando? Eu penso num círculo e vejo ele mas sei que o círculo não está ali.

- Isto é porque você é humano e capaz de pensar, de imaginar o círculo, disse o pai.

Confesso que achei aquela conversa bem interessante, pela pergunta de uma criança a seu pai sobre uma das funções mais complexas da vida mental, o pensamento.

Como pensamos? Isto ver intrigando os cientistas há muitos anos. Hoje sabemos que o cérebro é ativo e que para desenvolver funções de alta complexidade, como o pensamento, sua atividade é requisitada como um todo, várias áreas funcionando em concerto como numa orquestra, cada qual realizando sua função de forma a produzir um pensamento harmônico e eficaz.

Sabemos também que os processos mentais superiores se formam e ocorrem com base na atividade da fala, sendo esta função o que permite a existência do processo de consciência humana.

Para o eminente fisiólogo russo Luria, o cérebro possui três sistemas funcionais que permitem que esta função em concerto se realize, são eles:

a) Um sistema funcional que executa a ativação tanto difusa e generalizada do cérebro quanto a ativação específica e pontual para realizar uma tarefa específica e que envolve desde as estruturas mais antiga do tronco cerebral quanto as estruturas mais recentes da evolução – estruturas estas especificamente humanas como os lobos anteriores do córtex cerebral;

b) Um outro sistema funcional que lida com a recepção, análise e armazenamento dos estímulos, que nos permite perceber o mundo a nossa volta, passo essencial para podermos decidir o que fazer com o que está acontecendo;

c) Um terceiro sistema funcional que lida com a programação, a regulação e com a verificação da atividade mental, inteiramente estruturado pela linguagem.

Todos estes sistemas entram em funcionamento, tendo como base a fala humana como um meio especial de comunicação que usa a linguagem para a transmissão das informação. A fala, baseada na palavra e na frase usa estas facilidades historica e dramaticamente formadas com um método de análise e generalização das informações recebidas e também como um método de formular decisões e tirar conclusões, sendo a base do processo do pensamento.

Um outro pesquisador soviético, Vigotskii, demonstrou que o processo de análise e generalização que constitui a base do pensamento humano se desenvolve na infância, tendo como início a análise direta das impressões que a criança recebe, depois se transforma em pistas concretas de atividade, para posteriormente se tornar uma categoria abstrata e generalizada, organizadora da atividade psicológica humana.

O pensamento surge quando a pessoa tem um motivo apropriado que torna a solução urgente e para a qual ela não possui uma solução já pronta.

O próximo passo no processo do pensamento é refrear uma resposta impulsiva e investigar detalhadamente as condições do problema à sua frente, passo essencial para que o ato intelectual possa ocorrer.

Depois, ele precisa selecionar uma alternativa possível de resolução com a criação de um plano geral para resolução de seu desafio, sendo esta fase de estratégia geral do pensamento.

O quarto passo é a tática que consiste na escolha dos métodos apropriados de resolução do problema, como o uso de esquemas lingüísticos, numéricos, lógicos, motores etc. adequados e já desenvolvidos na história social do homem. Este passo é a base do ato mental, um processo interno e específico de cada pessoa e é o que tanto se aprende na escola.

O estágio final não é simplesmente a descoberta da resposta, mas a comparação dos resultados obtidos com as condições originais da tarefa. Se tudo estiver de acordo, a tarefa do pensamento foi realizada com êxito. Senão, o processo se reinicia até que a solução adequada seja encontrada.

Muitas regiões cerebrais participam da grandiosidade desta tarefa, por isto o cérebro é solicitado como um todo a participar. Por exemplo, quando a pessoa está anestesiada suas funções mais simples, como respirar, são realizadas mas funções mentais complexas que requerem o cérebro todo estão prejudicadas. Mas não podemos deixar de enfatizar que as regiões posteriores do córtex humano são responsáveis pelas condições operantes (a memória dos esquemas adequados e já desenvolvidos) e as regiões anteriores do córtex (os famosos lobos frontais) constituem o aparelho essencial para a organização da atividade intelectual como um todo, incluindo o desejo de solucionar o problema e as programação do ato intelectual.



Tânia Mara Alves Prates

REFLEXÃO DO DIA

NADA SE CONSTRÓI DE FORA PARA DENTRO?
É óbvio que tudo no mundo externo é construido pelo pensamento. Mesmo havendo mestres em sua vida, não relaxe, o mestre não tem poder sobre você, siga seu mestre, mais vigie os seus próprios pensamentos e ações, pensamentos constroem coisas. O mestre orienta mais respeita o seu livre arbítrio, cabe a você realizar ou não a sua construção de sucesso, e bem estar, tenha diciplina, busque motivação viva o dia-a-dia apaixonadamente, tenha um hobby, uma crença, e alguns minutos para relaxar, ninguém é de ferro. Siga sempre em frente se julgar que o caminho escolhido é o certo, só não demore na correção da rota, quando descobrir que não foi a melhor escolha, haja rápido e com segurança, e nunca tenha medo de ser feliz.

O Monge Hitech

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Procure a ti mesmo, e seja feliz

Sem o auto-conhecimento, o nosso caminho torna-se mais estreito e muito mais longo. Pois é, nem todo mundo é pragmático ao ponto de seguir uma receita pronta de sucesso. 
O monge, mestre, headhunter, pai, mãe, padre, tio, professor, etc., seja lá quem for, tem o seu valor. Mais o que importa para você é a sua escolha, né? O bom é ter liberdade, mais não esqueça da responssabilidade. 
Um momento sabático é muito importante, para o auto-conhecimento. E o pragmatismo é uma boa ferramenta para atingir metas.
                                                                                            Pensamento do 
                                                                                           Monge hitech

Artilharia Digital não deixe de participar!

SBB