sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ALCOOLISMO: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA


FIOCRUZ - CONSUMO DE BEBIDA ALCOOLICA NO BRASIL 25-05-2012.wmv

ALCOOLISMO: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Nesse final de semana fui a Cipó, bem rapidinho, pois na última sexta-feira foi a missa de um mês do falecimento da minha avó Luzia. Mesmo rapidinho, dei um pulo no bar de Claudia para comer uma carne de sol e nesse breve instante, encontrei algumas pessoas que lêem meus textos e choveram algumas sugestões de pauta. Uma delas diz respeito a alguns profissionais que trabalham alcoolizados. Como não posso ser irresponsável e acusar ninguém sem o ônus da prova, pois não faz parte de minhas atribuições como profissional e cidadã e detectar o alcoolismo no âmbito da organização pública ou privada compete aos responsáveis por cada setor de trabalho, resolvi falar um pouco sobre esse assunto.
O alcoolismo, mais que um vício, é um problema de saúde pública, pois o uso do álcool onera o sistema de saúde, devido às complicações que seu uso contínuo traz ao organismo.
Hoje não mais chamamos o dependente de álcool de alcoólatra e sim de alcoolista. O alcoolista. Uma pessoa que bebe socialmente não é assim considerada, entretanto a pessoa que necessita da ingestão diária de álcool deve atentar para a dependencia. Diferente de outras drogas chamadas ilícitas, o fumo e o álcool tem seu consumo liberado e cada vez mais jovens tem se enredado no prazer de fumar e beber.
O organismo do alcoolista reage com mais prazer ao consumo de álcool e o cérebro necessita de doses cada vez maiores para atingir o êxtase (!?) proporcionado pela droga. Desse modo, além de perdas neuronais, o consumo excessivo de álcool traz outras doenças como lesões no fígado, potencializa alguns tipos de câncer como de estômago, fígado e intestinos, eleva a pressão arterial, complica ou desencadeia diabetes tipo 2, além de trazer danos psicológicos como a depressão e a síndrome do pânico. Concomitantemente, o alcoolismo interfere na vida familiar, trazendo desajustes emocionais e a violência.
Não obstante, é o uso do álcool o maior responsável pelos acidentes de trânsito e, nesse caso, as principais vítimas são pessoas que não estavam ao volante. Portanto, vale o velho chavão: se beber, não dirija e se for dirigir, não beba!

Informando: 

• O Brasil detém o 1° lugar do mundo no consumo de destilados cachaça.
• 0s jovens estão começando a beber cada vez mais cedo.
• 0 álcool interfere no processo de concentração no trabalho e os alcoolistas estão justamente na faixa de maior produtividade do individuo - entre 25 e 45 anos.
• 0 alcoolismo é uma doença crônica, incurável e progressiva, que mina o organismo, atacando todos os órgãos.
• Mas o que também é importante: é controlável.
• 0 álcool é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito, porque altera a percepção do espaço, do tempo e a capacidade de enxergar bem.
"O primeiro passo para o tratamento é o reconhecimento da doença."
Mais informações Sobre o Alcoolismo Clique aqui!
A Fonte escrita dessa matéria é de responssabilidade do site de Arildo Leone, noticias entretenimentoo e muito mais!

O Alcolismo é doença?


Não negue que o alcoolismo é uma doença.
Não esqueça que a sua família sofre, e não pode se calar, você tem que entender 
que nesse sofrimento os filhos são os que mais sofrem.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Humor a parte, a marvada destroi familias!


 O Humor da maravilhosa Inezita Barroso - Marvada PingaOh! Marvada distruidora de lar Quando a fixa vai cair?
O Humor dessa música mascara a dependiencia e, descontrole dos fracos ou dos duentes pela compulsão? Pena, mais se não mudamos pelo o amor, um dia mudaremos pela dor!
Amo todos os membros da minha fámilia, mesmo, aqueles que acham que só, produzo lixo!!!

Artilharia Digital não deixe de participar!

SBB